SEPULTURA - Recife, Brasil - 14/04/07

Abril Pro Rock 2007 - Recife (14/04/2007)
Por Emanuel Júnior

O último show da noite ficou a cargo da maior banda brasileira de Heavy Metal de todos os tempos: Sepultura. Pela quarta vez, a banda seria a atração principal do festival e a responsável por fechar a noite mais pesada do evento. Há dois anos sem tocar em Recife e fazendo o primeiro concerto no Brasil após a bem sucedida turnê européia no mês de março, o Sepultura trazia para a cidade o seu show do Dante XXI, álbum muito bem recebido na Europa, que conquistou o primeiro disco de ouro desde o Roots, no Chipre. Também tinha uma outra novidade: o baterista Jean Dolabella, que substituiu Iggor Cavalera em junho do ano passado, faria seu primeiro show diante do público recifente.



A energia que o Sepultura transmite ao vivo é impressionante! Poucas são as bandas de Metal que conseguem fazer um show tão espetacular em todos os sentidos: qualidade do som, estética e energia. Qualidade no som é algo imprenscindível em qualquer apresentação ao vivo e o Sepultura sabe como poucos se fazer ouvir em alto e bom som. Impecável e invejável a presença de palco dos caras, aquilo que os mais ranzinzas chamariam de "show burocrático", eu chamo de verdadeira aula de Metal. Passeando um pouco por toda a sua gloriosa história de 23 anos de estrada, o Sepultura apresentou músicas de quase todos os seus lançamentos, ficando de fora apenas o Bestial Devastation e o Nation (não entendo como ousam deixar de fora a "Sepulnation", mas tudo bem...), porém o set list foi marcado mesmo pelas excelentes músicas do Dante XXI, sendo 6 ao todo. Metade do set list foi composto por faixas da "Era Derrick" e a outra metade pelos clássicos do Metal da chamanda "formação clássica" do grupo. Fizeram, portanto, um show para agradar a gregos e troianos, ou seja, aos fãs de toda a carreira e ao fãs de uma determinada fase.



As músicas do Dante XXI ao vivo ficaram muito boas! Destaque para "False", "Ostia" (cujo clipe deverá sair em breve) e "Crown and Miter", com direito às partes de orquestrações, tudo bem executado e bastante audível. "Bullet the Blue Sky", cover do U2 gravado para o EP Revolusongs, levantou a galera que bateu palmas ao ritmo da música, cantou o refrão e pulou junto com Derrick e Andreas. Por falar em Andreas, que carisma, hein? Instigando bastante e tocando muito, Andreas sempre rouba a cena em cima do palco.



Contudo, inquestionavelmente, foram as músicas antigas as que animaram e agitaram mais o público. "Dead Embryonic Cells" inteira, sem cortes como o Iggor gostava de fazer nos últimos tempos, levou os fãs ao delírio! A seqüência matadora com "Troops of Doom", "Beneath the Remains" (também inteira), "Territory" (executada magistralmente, arrastada, pesada e com groove, assim como na gravação original) e "Arise" foi para deixar qualquer fã de Heavy Metal em êxtase! E a brincadeira de Andreas antes de "Troops of Doom"? Quem acompanhou os vídeos da turnê européia já sabia do que se tratava: alguns riffs de músicas do Schizophrenia, o comecinho de "Mass Hypnosis" (do Beneath the Remains) e a primeira parte do clássico cover do Motörhead, que ficou mais famoso na versão do Sepultura e se tornou um dos hinos da banda, "Orgasmatron". É para matar do coração!



Depois de uma pequena pausa vieram "Kaiowas" e "Biotech is Godzilla" (sem o João Gordo, ao contrário do que todos esperavam) e a dobradinha que veio para ficar desde a tour do Roorback: a arrebatadora "Come Back Alive" e a mega-clássica "Roots Bloody Roots". Precisa de dizer mais alguma coisa? O pavilhão do Centro de Convenções tremeu! A se registrar, como nota, a participação do Jean: muito boa! O cara mostrou-se muito bem e demonstrou muita vontade de tocar. Bom músico, com formação em Jazz e Blues, Jean executa as músicas à sua maneira porém sem perder a pegada original. O cara deu um novo gás à banda e não deixa a desejar em relação ao desmotivado Iggor dos últimos anos. Segundo Andreas, ano que vem tem álbum novo a caminho... Ficamos à espera deste álbum e de mais uma passagem do Sepultura por terras pernambucanas!

O setlist completo do show do Sepultura foi:

Dark Wood of Error
Refuse/Resist
Convicted in Life
False
Slave New World
Dead Embryonic Cells
Ostia
Crown and Miter
Desperate Cry / Escape to the Void
Boycott
Activist
Buried Words
Bullet the Blue Sky
Troops of Doom
Beneath the Remains
Territory
Arise
Kaiowas / Biotech is Godzilla
Come Back Alive
Roots Bloody Roots


Refuse / Resist









Dead Embryonic Cells









Ostia









Beneath the Remains









Photos of Sepultura thanks to Alcides "Burn".
Videos thanks to Emanuel Júnior.
INFO at www.sepultura.be.

No hay comentarios: